domingo, 2 de novembro de 2008

Orgulho de ser cidadã!

No dia 26 de outubro, ao sair do colégio onde fui votar para às eleições do prefeito, comecei a observar as pessoas que entravam no colégio, as pessoas que se movimentavam entre as salas, as famílias, as pessoas, umas esperando as outras (talvez votassem em diferentes colégios) e na rua um movimento diferente dos dias “normais”. Alguns com pressa, outros andando calmamente, mas todos caminhando com a mesma finalidade: VOTAR.

Nesse momento, comecei a viajar no tempo e relembrei aquilo que não presenciei, mais que li nos livros. Uma época em que somente a elite (nobreza ou burguesia), enfim os ditos “ricos” é que tinham o privilégio de escolher seu governante. Alem disso, as “mulheres” eram impedidas, pois não eram consideradas “inteligentes” ou aptas a votar. Alias, mesmo quando foi dado a elas esse “privilégio” era apenas mera formalidade, pois ela não podia opinar e tinha que votar em quem seu marido escolhesse.

Fiquei arrepiada!!!!! Que época!!!!

Ainda nos livros, li sobre as pessoas que lutaram e morreram para que todos pudessem votar e que o voto fosse de forma secreta, onde cada um pudesse livremente escolher seu governante. Isso foi uma conquista extraordinária, resultado da perseverança de alguns e que beneficiou a tantos.

Minha viagem terminou e retornei aos dias atuais.
Nesse momento senti-me uma verdadeira cidadã : aquela que sai de casa determinada a lutar por um país melhor e que não se neutraliza por aspectos que são insignificantes comparados às lutas pelo direito de votar.
Desanimo, muita corrupção, candidatos que não agradam, sistema inadequado?
Não importa. Eu votei!!! Eu lutei para melhorar.

Nenhum comentário: